ANDRÉA NASCI

“Diante deste cenário de pandemia, eu que vivo (sobrevivo) da arte,  vi como estratégia de respiro financeiro, o resgate de uma “vocação” amorosa e antiga: a propaganda feita à mão, o desenho de letras colorísticas sobre basicamente dois suportes: ráfia e bagum. Intensifiquei, em minha vida, a prática de um ofício que antes da pandemia funcionava apenas como um complemento amoroso e financeiro. Este tipo de propaganda durante alguns anos esteve em queda, ‘perdendo’ para as propagandas impressas, porém ganhou força novamente. Principalmente diante do cenário atual, onde as pessoas desejam divulgar seus novos negócios (respiros) de sobrevivência, ou alugar seus imóveis, ou fazer uma singela homenagem para os seus, que estão distantes, por um valor acessível.”
(Andréa Nasci)


Nascida no Rio de Janeiro, Andréa Nasci (Andréa Nascimento dos Santos) é artista plástica, educadora e Letrista/Cartazista. Licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Frequentou alguns cursos como: Capacitação de Mediadores e Programa de Fundamentação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage; Curso de extensão Formação de Educadores em Apoio as Classes Comunitárias na PUC- 2017e anteriormente, o curso de Letrista/Cartazista (hoje extinto) na Faetec. Cursos que acrescentaram muito em sua formação.

Participou das exposições coletivas: Corpo e Obra – Semana de Integração Acadêmica 2013 (UFRJ); Afroresistências – 2016 (UFRJ); Programa de Fundamentação / Parque Lage (trabalhos resultantes do Programa); Exposição I PEGA – 2017 (primeiro encontro de estudantes de graduações em Artes do Estado do Rio de Janeiro); Amewa – 2017 (I Congresso de Filosofia Africana e Afrodiáspora da UERJ) ;Visibilidade Negra (IVY) 2017 e Projeto Mundial Dias de Reclusão – Coletânea Artística – 2020.

Atualmente, a função com a qual está mais envolvida e atuante é a “pintura de letras”. Produção de faixas, placas e cartazes ilustrados ou não. A prática de um ofício aprendido/apreendido “lá atrás” (no curso designado: Letrista/Cartazista, citado acima), antes de sua Graduação Universitária. Curso este, hoje extinto.

Instagram: @ancoranasartes

artecomotrabalho